<p>A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEE<br>A Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE

Auteurs

  • Carmem Lúcia Eiterer UFMG
  • Cláudia Bergerhoff Leite Abreu UFMG

Résumé

Este trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros.

Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas.


Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work.

Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carmem Lúcia Eiterer, UFMG

Professora Adjunta, orientadora do trabalho em questão – FaE/UFMG.

Cláudia Bergerhoff Leite Abreu, UFMG

Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG.

Téléchargements

Publiée

2008-12-17

Comment citer

EITERER, Carmem Lúcia; BERGERHOFF LEITE ABREU, Cláudia. <p>A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEE<br>A Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE. Revista Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1367. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo