<p>A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEE<br>A Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAEE
Résumé
Este trabalho resgata o PABAEE, acordo entre Brasil e Estados, Implantado entre 1956 e 1964, no Instituto de Educação em Belo Horizonte, com vistas à melhoria da educação brasileira. A pesquisa visou analisar conceitos e práticas deste projeto de formação de professores, entre eles as de avaliação, buscando compreender as rupturas e permanências do ponto de vista das práticas docentes atuais. A metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, apoiamo-nos também no uso de recursos audiovisuais e depoimentos gravados. Destacamos no Programa a importância do uso de materiais e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre a avaliação ressaltamos o lugar dos testes padronizados e estandardizados, mas também a valorização do trabalho em grupo dos alunos, entre outros.
Palavras-Chave: PABAEE. Formação de Professores. Políticas Públicas.
Abstract: This work rescues PABAEE - a convention between Brazil and its states to improve Brazilian education, implemented at the Education Institute in Belo Horizonte from 1956 to 1964. The research sought to analyze concepts and practices of that project to teachers training program, such as evaluation, seeking to understand ruptures and permanency from the point of view of current teaching practices. Methodology is based on bibliographic research as supported by usage of audiovisual resources and recorded testimonies. We point out the importance in the program given to usage of material and methods in the teaching-learning process. In regards to evaluation, we emphasize the place of standardized tests, and also valorization of group work.
Keywords: PABAEE. Teachers Training. Public Policies.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.