<p>História e Memória de Homens e Mulheres Adultos e o Conhecimento Escolarizado<br>History and Memory of Adult Men and Women and Knowledge from School

Auteurs

  • Euraudilia Gonçalves da Silva UDESC
  • Suzy Mary Miranda UDESC

Résumé

A Educação de Jovens e Adultos tem constituído historicamente um percurso desanimador e excludente de homens e mulheres analfabetos. A preocupação com o mercado de trabalho e a lógica de formar homens e mulheres mecanizados para a sociedade capitalista tem sido marcante. Buscamos refletir sobre estes homens e mulheres, sujeitos de direitos portadores de dimensões, valores, sonhos, ansiedades, desejos, que poderiam auxiliar na ampliação da concepção de educação tendo como base eles/as próprios como seres humanos.

Palavras-Chave: Educação. Memórias. Dimensões.

Abstract: Youngsters and adults education has historically been constituted in a discredited course and has excluded illiterate men and women. The worrisome with the labor market and the reasoning to train mechanized men and women for the capitalist society has been striking. We seek to ponder about these men and women, subjects with rights who have dimensions, values, dreams, anxieties, whishes that could help to broaden the concept of education based on themselves as human beings. 
 
Keywords: Education. Memories. Dimensions. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Euraudilia Gonçalves da Silva, UDESC

Aluna especial do curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Suzy Mary Miranda, UDESC

Mestranda em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Téléchargements

Publiée

2008-12-17

Comment citer

GONÇALVES DA SILVA, Euraudilia; MIRANDA, Suzy Mary. <p>História e Memória de Homens e Mulheres Adultos e o Conhecimento Escolarizado<br>History and Memory of Adult Men and Women and Knowledge from School. Revista Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1352. Acesso em: 27 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo