Professores-profissionais e profissionais-professores a construção de um Professor<br>Teacher-professionals and professional-teachers the construction of a Teacher
Résumé
As instituições de ensino médio possuem diversos tipos de professores, muitos deles com formação pedagógica inicial, outros sem essa formação. Este trabalho prepõe-se a mostrar a visão deste professor sem formação pedagógica inicial (aqui denominado profissional-professor), a respeito de seus saberes para dar aulas, de sua visão sobre a profissionalização, sobre sua formação continuada, cruzando com a visão de professores com formação pedagógica (aqui denominados professores-profissionais) sobre as mesmas questões. Verificando a influência da formação acadêmica inicial, a carreira e o ambiente de trabalho, mostrando o entendimento sobre a docência desses professores na prática diária, procura-se um maior conhecimento sobre esses profissionais e, por conseqüência, o entendimento sobre as suas práticas pedagógicas. As análises feitas permitem considerar que a formação pedagógica inicial não influi significativamente na prática diária, visto que os professores buscam uma formação em serviço, formação esta voltada para aspectos cognitivos dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Professor. Formação. Saberes. Profissionalização.Prática Pedagógica
High School institutions have different types of teachers, many of whom have had basic teacher education and others who did not. This study intends to show the perspective of these teachers without basic teacher education (here denominated as the professional-teachers) concerning their teaching techniques and practices, their vision about professionalization and their continued training. These perspectives are compared to the views of teachers with teacher education (called here teacher-professionals) about the same issues. By identifying the influence of initial academic training, their careers and work environments, and by showing the understanding about the teaching of these teachers in daily practice, the study sought greater knowledge about these professionals and as a consequence, an understanding about their pedagogical practices. The analyses conducted allow concluding that initial pedagogical training does not significantly influence daily practice, given that teachers seek training in service that is aimed at the students cognitive qualities.
KEY WORDS: Teacher. Education. Knowledge. Professionalization. Pedagogical Practice
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.