A produção da invisibilidade social: um breve debate sobre a emergência das políticas sociais no campo da infância<br>The production of social invisibility: a brief discussion about the emergence of social policies concerning childhood
Résumé
O artigo aborda a emergência das políticas sociais no âmbito da infância dos 0 aos 6 anos, problematizando a questão da visibilidade social dos que delas dependem. Neste recorte, procura-se demonstrar como as crianças que vivem dentro ou abaixo dos patamares de pobreza têm sua visibilidade afetada por um conjunto de representações que as identificam com as suas condições objetivas e imediatas de vida, transformando-as em problemas sociais.
Precocemente assujeitadas a essa perversa lógica, as crianças pequenas e pobres são tornadas invisíveis na sua condição subjetiva de ser criança e de viver a infância com um tempo de liberdade e de direitos.
PALAVRAS-CHAVE: Política Social. Infância de 0 a 6 anos. Pobreza. Visibilidade Social.
This article analyzes the emergence of social policies concerning care for children from 0 to 6 years old. It focuses on the social visibility upon which these children depend. The paper seeks to demonstrate how children who live at or below the poverty line have their visibility affected by a set of representations that identify them with their objective and immediate living conditions, transforming them into social problems.
Precociously subjected to this perverse logic, young and poor children are made invisible in their subjective condition as children with childhood as a time of liberty with rights.
KEY WORDS: Social Policies. Childhood from 0 to 6 years. Poverty. Social Visibility.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.