Producción de video en la enseñanza de educación ambiental: un análisis de artículos publicados en Brasil (2013 a 2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024144

Palabras clave:

vídeos digitales, tecnologías digitales, ambiente educativo, medio ambiente

Resumen

El objetivo de este estudio fue mostrar en qué elementos los artículos científicos brasileños, sobre la producción de videos (por estudiantes) en la enseñanza de la Educación Ambiental, se acercan y distancian. Para la revisión bibliográfica se utilizaron documentos normativos como las Directrices Curriculares Nacionales (BRASIL, 2013) y la Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2018), además de autores que abordan el tema de investigación. La metodología fue una metasíntesis cualitativa basada en seis pasos presentados por Matheus (2009). Para la búsqueda de datos se utilizaron las plataformas Scielo y Google Scholar, aplicando dos descriptores: “videos digitales” AND “educación ambiental” y “producción de video” AND “enseñanza” AND “educación ambiental”. El período analizado fue de 2013 a 2022 (10 años). Los trabajos demostraron que la producción de videos integrada con la Educación Ambiental contribuyó muy positivamente a sensibilizar sobre temas como conservación, preservación y sostenibilidad, contribuyendo a la formación de ciudadanos críticos, incluyendo suresponsabilidad como sujeto social.

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Biografía del autor/a

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas (2016) e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), pólo UFMT-Cuiabá.

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional. Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT.  Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de pós graduação da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática de do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente desenvolve pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais/GEPETD- UNEMAT. 

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Publicado

2024-04-03

Cómo citar

SILVA, Janaína Costa e; MACHADO, Luciana Bertholdi; SOUTO, Daise Lago Pereira. Producción de video en la enseñanza de educación ambiental: un análisis de artículos publicados en Brasil (2013 a 2022). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 144–167, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23832. Acesso em: 22 dic. 2024.