A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo

Autores/as

  • Aline de Mello Sanfelici Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fábio Luiz da Silva Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Resumen

O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.

Palavras-chave: Leitores; Formação de Leitores; Leitura Literária; Livros; Indústria Cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline de Mello Sanfelici, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutora em Letras Inglês (UFSC) e pós-doutora em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR/CAPES). Atua nas áreas de Letras, Literatura e Ensino.

Fábio Luiz da Silva, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Possui doutorado em História pela UNESP/Assis (2007), mestrado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2002), graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1997) , graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1990) e especialização em Filosofia pela UEL. Atualmente é professor da rede pública de ensino (Colégio de Aplicação Pedagógica/UEL) e da UNOPAR. Docente do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, da UNOPAR.

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

DE MELLO SANFELICI, Aline; DA SILVA, Fábio Luiz. A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 273–284, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273. Acesso em: 23 nov. 2024.