“Inspecionar, instruir e dirigir”: a configuração da inspeção da instrução pública na província do Paraná (1854-1889)
Resumen
Reestruturar a inspeção do ensino após a emancipação do Paraná como comarca da província de São Paulo foi a ação esperada pelo presidente da província, após a nomeação do primeiro Inspetor Geral, Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, em 1854. Até então, a inspeção era feita por meio de comissões, formadas por três integrantes e que se reportavam à Inspetoria Paulista. Com a reorganização, a inspeção do ensino passou a ser feita pelo Inspetor Geral e por inspetores de distrito. Ao longo do período, novos cargos e funções foram agregados a essa estrutura, tais como: inspetores paroquiais/municipais, Conselhos de Instrução/Literários e a Superintendência do Ensino Obrigatório. O presente estudo tem como objetivo não somente identificar essa administração e sua função, como também localizar que usos e sentidos os responsáveis pela mesma davam para as suas ações frente às escolas, professores, alunos e sociedade no geral.
Palavras-chave: Inspeção da Instrução; Educação; Paraná; História.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.