Video production in environmental education teaching: analysis of papers published in Brazil (2013 to 2022)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024144

Keywords:

digital videos, digital technologies, educational ambience, environment

Abstract

The aim of this study was to highlight which elements of Brazilian scientific papers about video production (by students) in Environmental Education teaching are closer and which are farther from each other. The literature review used normative documents such as the National Curriculum Guidelines (Brazil, 2013) and the National Common Curriculum Base (Brazil, 2018), as well as authors who discuss the research topic. The methodology was a qualitative meta-synthesis, based on six stages presented by Matheus (2009). Scielo and Google Scholar platforms were used for data search using two descriptors: "digital videos" AND "environmental education" and "video production" AND "teaching" AND "environmental education". The period analyzed was between 2013 and 2022 (10 years). Those papers showed that video production integrated with Environmental Education had a positive impact on raising awareness of issues such as conservation, preservation and sustainability, helping to prepare critical citizens, including their responsibility as social actors.

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Author Biographies

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas (2016) e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), pólo UFMT-Cuiabá.

Luciana Bertholdi Machado, Mato Grosso State University

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional. Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT.  Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de pós graduação da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática.

Daise Lago Pereiro Souto, Mato Grosso State University

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática de do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente desenvolve pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais/GEPETD- UNEMAT. 

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Published

2024-04-03

How to Cite

SILVA, Janaína Costa e; MACHADO, Luciana Bertholdi; SOUTO, Daise Lago Pereiro. Video production in environmental education teaching: analysis of papers published in Brazil (2013 to 2022). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 144–167, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23832. Acesso em: 17 jul. 2024.