Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822492021132Abstract
Este estudo tem o objetivo de analisar as abordagens que direcionam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica – BNCC (BRASIL, 2017 e 2018), verificando em que medida o documento atende aos interesses dos grupos privados. Este trabalho faz uma investigação das condições que motivaram a criação de um currículo que prevê uma padronização no alcance de todo o território nacional. Assim sendo, fundamentamos nosso estudo com pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica e descritiva, considerando a abordagem conceitual crítica amparada no materialismo histórico-dialético. Ao tecer considerações, compreendendo as particularidades da educação pública, fica claro que a estratégia utilizada pelas elites é a formação do trabalhador com mão de obra barata e adaptável, tendo como foco a proliferação da ideologia e interesses da classe dominante e do acúmulo cada vez maior do capital.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.