Mulheres e o debate interamericano sobre a infância nas primeiras décadas do século XX: Do pioneirismo ao apagamento histórico
Abstract
Discutir a infância assume crescente importância na agenda política e científica das nações no início do século XX. Na América do Sul os primeiros foros de debates sobre a infância partem, sobretudo da Liga para los Derechos de la Mujer y el Niño organização socialista-feminista argentina à frente da organização do Primeiro Congresso Americano da Criança. No entanto a participação deste grupo será, no correr da história dos congressos da criança, diluída nos documentos e praticamente apagada da memória destes eventos. Discutir o esforço de apagamento e as estratégias de neutralização do papel da mulher frente às políticas para infância na América no período é o que pretende este artigo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.