“O senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz, então me ajuda”: notas freirianas sobre a relação educador-educando no ensino-aprendizagem on-line
Abstract
O objetivo nuclear do presente artigo centra-se na discussão de como as reflexões freirianas sobre a superação da contradição educador-educando podem ser referenciadas para repensar as relações de ensino-aprendizagem entre discentes e docentes, no contexto de apropriação pedagógica das Tecnologias Digitais de Rede (TDRs). Tal debate aponta para a necessidade de ruptura com as práticas docentes autoritárias e verticais emergidas da Escola Tradicional (ou, na terminologia freiriana, da Educação Bancária), bem como daquelas de cunho espontaneísta, tencionadas pela reapropriação dos ideais escolanovistas no contexto tecno-educativo do século XXI. Para tanto, as reflexões propostas são amparadas no referencial teórico de Paulo Freire e Marco Silva, no que se refere aos papeis/funções de educandos e educadores nas relações de ensino-aprendizagem perpassadas pela apropriação pedagógica das características comunicativo-interativas das TDRs. Nesse sentido, pontua-se que tal apropriação, para ser crítica e criativa, torna imperiosa a assunção da liberdade dos educandos enquanto sujeitos da apreensão dialógica dos objetos cognoscentes no seio dos processos educativos. Da mesma forma, faz-se essencial reafirmar a autoridade do educador e a diretividade inerente ao seu quefazer docente, enquanto profissional responsável pela materialidade da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica com os seus educandos. Em suma, a interatividade das TDRs encontra na educação dialógico-problematizadora um aporte teórico para o desenvolvimento de processos comunicativo-educativos de apropriação e (re)criação colaborativa, por educandos-educadores e educadores-educandos, dos objetos cognoscentes mediatizadores das relações de ensino-aprendizagem. Sem que, com isso, seja dissipada a especificidade dos papéis/funções de cada um destes sujeitos nos contextos educativos perpassados pelas tecnologias interativas.
Palavras-chave: Professores e Alunos. Tecnologia Educacional. Educação – Teoria. Freire, Paulo, 1921-1997.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.