Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.
Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.