Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
Abstract
O artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.
Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.