O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira
Abstract
O trabalho é parte integrante dos estudos e das sistematizações teóricas que embasaram a produção da pesquisa de Mestrado desenvolvida pela autora, a qual está circunscrita no campo da Educação, em especial, da História da Educação. O frequente emprego do conceito de campo nas pesquisas educacionais brasileiras demonstra o quanto Pierre Bourdieu tem influenciado a produção acadêmica na educação, no entanto, tal uso nem sempre tem sido feito de forma a situar devidamente tal conceito num contexto mais amplo das produções de seu autor. Assim, este trabalho teve como objetivo lançar luz sobre o conceito de campo de Bourdieu, ao mesmo tempo em que pretende discuti-lo de forma contextualizada. Para tanto, além do conceito de campo, sua definição e suas propriedades, são abordados também outros conceitos do mesmo autor, tais como habitus e capital, os quais estão intimamente ligados àquele primeiro. O foco no campo intelectual como um dos campos de produção cultural se deve às possibilidades que as formulações de Bourdieu trazem à compreensão dos discursos dos intelectuais, do lugar de onde falam, de suas formulações, escolhas e recusas. Tais análises tornaram-se importantes para a pesquisa em questão, que trabalhou com discursos intelectuais como fontes com a finalidade de perceber projetos de educação e de formação de professores para o meio rural presentes no contexto brasileiro e catarinense de meados do século XX.
Palavras-chave: Campo; Campo intelectual; BOURDIEU, Pierre, 1930-2002; História da Educação Brasileira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.