Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
Abstract
Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.