<p align="justify">Crianças e Adultos Convivendo na Creche: a socialização em ação<br>Children and Grown ups Coexisting in Daycare Center: socialization in action
Abstract
Este estudo diz respeito a uma pesquisa na área da educação infantil, cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar as dinâmicas das relações que adultos e crianças estabelecem entre si nos espaços/tempos em que convivem no interior de uma creche. A fim de captar as dinâmicas das relações sociais dessa creche, foi utilizada uma metodologia de orientação etnográfica e recursos de registros escritos e fotográficos. Com a finalidade de ampliar o olhar sobre aquela realidade social efetuou-se um estudo socioespacial da creche e das duas categorias de atores (adultos/crianças) nela envolvidos. Buscando o apoio da sociologia da infância dirigiu-se o foco da análise para as relações travadas no interior da creche entre adultos e crianças e estas entre si, como atores sociais ativos nos processos de socialização. Pelas categorias de análise elaboradas para tal fim, pôde-se perceber que tanto nas relações de conflito e tensão como nas de maior harmonia adultos e crianças produzem representações simbólicas a respeito do mundo com o qual interagem e, no caso das crianças, a elaboração das culturas infantis.
Palavras-Chave: Educação Infantil. Socialização. Culturas Infantis.
Abstract: This study is about a research in the preschool education area in which the main objective was to describe, analyze and interpret the dynamics of the relationship that adults and children establish to each other in the space/ time where they stay together inside a daycare center. With the intention of capturing the dynamics of the social relationship in that day-care-center, it was used a methodology of ethnographic orientation and written and photographic resources. With the purpose of broadening the insight about that social reality, it was made a socio-space study of the day-care-center and of the two categories of players involved (adults and children). Seeking for the support of the childhood sociology, it was focused on the analysis of the relationship generated inside the day-care-center among adults and children and between themselves as active social players in the socialization processes. By the analysis categories elaborated for such an end, it could be noticed that as well as in the conflict and stress interactions as in the ones with a lot of harmony, adults and children produce symbolic representation in regards to the world in which they interact and, in the children's case, the elaboration of children's culture.
Keywords: Children Education. Socialization. Children's Culture.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.