(Des) Razões da retirada da Filosofia do Ensino Médio no Brasil<br>The Non-Reasons for the removal of Philosophy from Brazilian High Schools
Abstract
Neste trabalho, apresentamos a realidade da presença da Filosofia nas escolas de nível médio no Brasil a partir da conjuntura político e ideológica que foi sendo constituída desde o golpe militar de 1964. A profissionalização do ensino médio fez com que as disciplinas da área humanística fossem reduzidas completamente. Porém, o debate e a reação dos segmentos sociais organizados colocaram em evidência essa situação. Neste sentido, refletimos sobre as (des) razões da retirada da Filosofia dos currículos escolares e as distintas posições do movimento pela sua reintrodução.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Filosofia. Razões. Políticas Educacionais
This text discusses the presence of Philosophy in Brazil’s high schools, based on the political and ideological developments since the military coup of 1964. The professionalization of high school teaching brought about a dramatic reduction in Humanities subjects. The reaction within organized social segments to this trend brings this situation into debate. We reflect upon the non-reasons for the removal of Philosophy from school curriculums as well as on the different positions within the movement for their reintroduction.
KEY WORDS: High School. Philosophy. Reasons. Educational Policies.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.