A literatura indígena na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847238266220250132Palavras-chave:
literatura indígena, educação infantil, DCNEIResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem como objetivo principal discutir como autores e autoras indígenas concebem a literatura indígena e sua função formativa na educação, desde a Educação Infantil. A fundamentação teórica do artigo apoia-se nos estudos de Graúna (2013), Daniel Munduruku (2017) e Thiél (2012) sobre literatura indígena. As entrevistas com autores e autoras indígenas apresentam a literatura indígena enquanto território simbólico, que abrange diversas manifestações culturais dos povos indígenas e se caracteriza como uma literatura multimodal. A presença da literatura indígena nas escolas mais do que cumprir a pauta legal da diversidade cultural brasileira é ser uma importante ação formativa. Entendemos que a partir de vivências de uma alteridade que gere deslocamentos e experiências coletivas, por via da literatura, é possível uma educação sensível, empática e capaz de quebrar estereótipos sobre os povos indígenas.
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