Apresentação

Autores

  • Patrícia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Maria Fernanda Rezende Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Mônica Correia Baptista Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025004

Resumo

        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4ª. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia de linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BERY, James. O vestido de Afiya. Ilustrações de Anna Cunha. Curitiba: Olho de Vidro, 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 17 de outubro de 2024. Institui as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. Brasília, 2024.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Candido, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul.

COSTA, Samara da Rosa. “Profe, deixa eu falar?”: o que dizem crianças negras e não negras do 1º ano do ensino fundamental sobre histórias, ilustrações e autores(as) de livros de literatura para infância de temática afrobrasileira e africana. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em educação. Curitiba, 2024.

CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para criança e jovens: lendo Joel Rufino dos Santos, Rogério Andrade Barbosa, Júlio Emílio Brás, Georgina.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FOCHI, Paulo. A relação solidária entre oralidade e linguagem gráfica na Educação Infantil: um estudo de caso sobre o desenvolvimento do pensamento antes da alfabetização. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 40-69, set./dez. 2025.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

HAKIY, Tiago. Literatura indígena - a voz da ancestralidade. In: DORRICO, Julie;

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2024. Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/novo-portal-destaques/41648-ibge-divulgara-em-4-de-dezembro-a-sintese-de-indicadores-sociais-uma-analise-das-condicoes-de-vida-da-populacao-brasileira-2024.html>. Acesso em: 23 ago. 2025.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KÜMMERLING-MEIBAUER, Bettina; MEIBAUER, Jörg. Livros ilustrados desafiadores e controversos: Cuidado com a raposa! Emoção e trapaça em Raposa, de Margareth Wild e Ron Brooks. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 109-131, set./dez. 2025.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOTTA, Gabriela. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In: Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil / organizadora, Gabriela Lotta. -- Brasília: Enap, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 85, de 31 de janeiro de 2025. Brasília, DF, 2025. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mec-n-85-de-31-de-janeiro-de-2025-610589107. Acesso em: 23 ago. 2025.

MORO, Catarina; STROHHECKER, Franciele da Silva dos Anjos; GHIGGI, Gioconda. Entre diálogos, estudos e vivências literárias: a experiência formativa no LEEI-PR 2024-2025. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 82-108, set./dez. 2025.

MUNDURUKU, Daniel. Literatura indígena: vozes ancestrais em novas plataformas. In: MUNDURUKU, Daniel et al. Jenipapos: diálogos sobre viver [livro eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ: Mina Comunicação e Arte, 2022.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Educação em foco. Série Educação, História e Cultura).

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; BITENCOURT, Lais Caroline Andrade. A leitura de livros literários por crianças na Educação Infantil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 19-39, set./dez. 2025.

PEREIRA, Sara da Silva. Erês e curumins nas literaturas de autorias negras e indígenas para as infâncias: a escuta de crianças pequenas. 2025. 284 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, 2025.

PEREIRA, Sara da Silva; DIAS, Lucimar Rosa; ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Literatura para as infâncias e relações étnico-raciais: uma discussão conceitual. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 146-173, set./dez. 2025.

SCHULER, Betina; ALMEIDA, Tiago. Ler e escrever com Nietzsche e Sêneca na Educação Infantil: uma defesa da infância e da narrativa. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 70-81, set./dez. 2025.

SILVA, Carina Oliveira. A literatura indígena na Educação Infantil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 132-145, set./dez. 2025.

SOUZA, Solange Jobim e. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. São Paulo: Papirus, 1994.

SOUZA, Solange Jobim e. Infância e linguagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ser criança na Educação Infantil: infância e linguagem. Caderno 2. Coleção Leitura e escrita na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2012. p. 13-43.

THIÉL, Janice. Pele silenciosa: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Downloads

Publicado

16-12-2025

Como Citar

CORSINO, Patrícia; NUNES, Maria Fernanda Rezende; BAPTISTA , Mônica Correia. Apresentação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 04–18, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/28278. Acesso em: 17 dez. 2025.