SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO <em> REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER </em>

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir sobre o significado do “ensino de filosofia” num contexto mais amplo de Educação, defendendo uma formação do profissional que contemple os saberes referentes à sua área de atuação, mas que considere os ensinamentos oriundos da pesquisa e também da pedagogia, onde deverá inscrever a sua consciência como educador. Enquanto tais dimensões significam aspectos necessários e igualmente importantes para a prontidão ao exercício da profissão, constituem-se assim nos saberes que garantem a formação do educador-pesquisador-filósofo. Tendo isso como norte, procuro argumentar em favor de um profissional favorecido pelos aspectos citados. Dentre algumas das preocupações apresentadas, intento mostrar os descaminhos assumidos por aqueles que optam pelas especializações exageradas no âmbito da formação educacional dos mais jovens, cindindo a figura do educador-filósofo. Há ainda aqueles que se enclausuram nos ambientes da pesquisa em que solitariamente mergulham, negando desse modo os propósitos formativos e o potencial educativo dessa atividade, bem como, as oportunidades desafiadoras da realidade concreta, quer oriundas do mundo do trabalho, quer apresentadas pelas condições de perplexidades postas diante da juventude na atualidade - perante o que, muito a filosofia tem a contribuir. Desconsiderar tais possibilidades da disciplina enquanto área de confluência da educação (como formação plena), pesquisa e ensino denota uma situação curiosamente surpreendente, em especial, quando se trata das atividades realizadas pelo filósofo. A fragmentação decorrente de semelhante situação pode, no limite, se tornar nefasta à formação plena do jovem, quando observamos as necessidades que as sociedades atuais vêm impondo à juventude e as oportunidades que povoam uma imprevisível realidade – diante do que o conjunto desses ensinamentos se constitui em instrumental de tamanha grandeza. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educador-Pesquisador-Filósofo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação na Universidade Estadual de Londrina, onde trabalha na área de Filosofia e Educação. Graduada em Filosofia (UFPR, 1974), possui os títulos de pós-graduação: 1. Master of Education (MSU, 1976); 2. Master of Science (ISU, 1991); 3. Doutorado em Educação (UNESP, 2003).

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO <em> REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 108–122, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723. Acesso em: 28 mar. 2024.