ENSINAR E INVESTIGAR <em> TEACHING AND INVESTIGATING </em>

Autores

  • Maria Luísa Ribeiro Ferreira Universidade de Lisboa

Resumo

Este texto organiza-se em quatro tópicos: Ensino e/ou investigação - a pertinência de um dilema; O testemunho de um filósofo - Espinosa e a rejeição do ensino; Ensinar e investigar, um falso dilema ontem? Ensinar e investigar, um falso dilema hoje? Atenderemos em primeiro lugar à autonomia dos conceitos de investigação e de ensino, considerando a especificidade de cada uma destas atividades. Ilustraremos o dilema recorrendo a um filósofo - Espinosa - que rejeitou o ensino em prol da investigação. Depois analisaremos até que ponto essa escolha o impediu de ensinar. Transportando o dilema para a atualidade concluiremos pela necessidade de conciliar investigação e ensino, verificando que não só é possível mas também desejável que todo o professor investigue, sob pena de se tornar um mero repetidor, atraiçoando a sua vocação de amigo da filosofia. Palavras-chave: Ensino. Investigação. Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Universidade de Lisboa

Maria Luísa Ribeiro Ferreira é professora catedrática de filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde tem lecionado Filosofia Moderna, Didática da Filosofia, Filosofia da Natureza e do Ambiente, Filosofia do Espaço Público, Filosofia de Gênero. É investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa onde coordena vários projetos.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

RIBEIRO FERREIRA, Maria Luísa. ENSINAR E INVESTIGAR <em> TEACHING AND INVESTIGATING </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 09–23, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2718. Acesso em: 28 mar. 2024.