ENSINAR E INVESTIGAR <em> TEACHING AND INVESTIGATING </em>
Resumo
Este texto organiza-se em quatro tópicos: Ensino e/ou investigação - a pertinência de um dilema; O testemunho de um filósofo - Espinosa e a rejeição do ensino; Ensinar e investigar, um falso dilema ontem? Ensinar e investigar, um falso dilema hoje? Atenderemos em primeiro lugar à autonomia dos conceitos de investigação e de ensino, considerando a especificidade de cada uma destas atividades. Ilustraremos o dilema recorrendo a um filósofo - Espinosa - que rejeitou o ensino em prol da investigação. Depois analisaremos até que ponto essa escolha o impediu de ensinar. Transportando o dilema para a atualidade concluiremos pela necessidade de conciliar investigação e ensino, verificando que não só é possível mas também desejável que todo o professor investigue, sob pena de se tornar um mero repetidor, atraiçoando a sua vocação de amigo da filosofia. Palavras-chave: Ensino. Investigação. Didática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.