A democracia radical e os cotidianos escolares: entre dissidências e cartas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025198

Palavras-chave:

democracia, radicalidade, cotidianos escolares

Resumo

Este artigo, produzido de modo ensaístico e a partir de uma pesquisa bibliográfica, propõe pensar a democracia como categoria de compreensão política nos/dos/com os cotidianos escolares, não a imbuindo de uma finalidade dos processos educativos sob os ditames de uma perspectiva institucionalizada de representação ou participação limitada nas tomadas de decisões, mas de um exercício de poder constituinte, resistência e criação. A primeira parte apresenta noção de democracia radical discutida, a partir de Spinoza, por Antonio Negri e alguns de seus intérpretes e interlocutores. A segunda seção amplia o debate sobre essa perspectiva, a partir de intérpretes do pensamento de Marx, que desvinculam sua postura democrática do âmbito da tomada do poder do Estado. No momento seguinte, busca evidenciar, na obra “Cartas à Cristina”, de Paulo Freire, alguns elementos da democracia radical discutida anteriormente, presentes na percepção do educador pernambucano. E finaliza com o debate que o campo dos estudos nos/dos/com os cotidianos escolares no Brasil vem construindo em uma perspectiva democrática, costurando possibilidades de pensá-la como aparato de interpretação de sua dimensão política para além dos limites da representatividade. Neste sentido, e como se apresenta nas considerações finais, o texto aponta para a possibilidade de a democracia ser entendida e construída, em sua radicalidade, como exercício ético e político de poder constituinte nos cotidianos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTAMIRA, Cesar. Os marxismos do novo século. Trad. Leonora Corsini. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org.). O sentido da Escola. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 111-120.

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 62-74, maio 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/drzj7WstvQxKy7t5GssT4mk/abstract/?lang=pt. Acesso em 29 mar. 2025.

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

CARVALHO, Janete Magalhães. O Cotidiano Escolar como Comunidade de afetos. Petrópolis: DP&Alli, 2009.

CRAWFORD, Jenifer; MCLAREN, Peter. Radicalidade/Educação Radical. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 4ª ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. P. 397-398.

DRAPER, Hal. As duas almas do socialismo. Revista Outubro, n. 32, 1º sem. 2019, p. 9-60.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. V. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 1997.

DI GIORGI, Cristiano. Amaral Garboginni.; MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fábio. Democracia radical e substantiva em Paulo Freire: da escola para o mundo e do mundo para a escola. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022011, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1754. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1754. Acesso em: 27 mar. 2025.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no College de France (1977-1978). Tradução Eduardo Brandao. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Organização e notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. 3 ed. Organização e notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 24 ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GALLO, Silvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; MARIGUELA, Márcio (orgs.). Cotidiano Escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007, p. 21-40.

GALLO, Silvio; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 549–567, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654644. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654644. Acesso em: 21 mar. 2025.

GIROUX, Henry A. Democracia (Reconexão do pessoal e do político). In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. P. 132-135.

GORDON, Uri. Democracia: a tentação patriótica. Verve, São Paulo, n. 31, p. 130-141, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verve/article/view/37008

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: Cartografias do desejo. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidade e Mediações Culturais. Trad. Adelaide La Guardia Resende et ali. Belo Horizonte: Ed. UFMG: Brasília: UNESCO, 2005.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Trad. Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom Cultura Científica. Campinas, ano 3, n. 5, p. 139-146, abr. 2016b. Disponível em: <http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/>. Acesso em 10 set. 2021.

HARDT, Michael. Gilles Deleuze: um aprendizado em filosofia. Trad. Sueli Cavendish. São Paulo: Ed. 34, 1996.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 687–715, out. 2008.https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000300004

https://www.scielo.br/j/es/a/hcZr4mDdbgTfSy3NWt8RptQ/?lang=pt&format=html

MARX, Karl. A guerra civil na França. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

NEGRI, Antonio. A Anomalia Selvagem: Poder e Potência em Spinoza. Trad. Raquel Ramalhete. São Paulo: Ed. 34. 1993.

NEGRI, Antonio. O poder constituinte: ensaio sobre as alternativas da modernidade. Trad. Adriano Pilatti. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

NEGRI, Antonio. Espinosa subversivo e outros escritos. Trad. Herivelto Pereira de Souza. Belo Horizonte: Autêntica, 2016a.

NEGRI, Antonio. Como e quando eu li Foucault. Trad. Mario A. Marino. São Paulo: n-1 edições, 2016b.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Sobre a democracia. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de (org.). A democracia no cotidiano da escola. 3ª ed. DP&A Editora, 2005, p. 11.34.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARB, Paulo. Estudos do Cotidiano e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PITANO, Sandro de Castro; STRECK, Danilo Romeu; MORETTI, Cheron Zanini. As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 109–118, 2020. DOI: 10.15448/1984-7289.2020.1.31704. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/civitas/article/view/31704. Acesso em: 27 mar. 2025.

POGREBINSCHI, Tammy. O Enigma do Político: Marx contra a política moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

RUBEL, Maximilien. Marx: teórico do anarquismo. Revista Novos Rumos, Marília, SP, v. 49, n. 1, 2012. DOI: 10.36311/0102-5864.2012.v49n1.2370. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2370. Acesso em: 23 out. 2024.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

TRAGTENBERG. Maurício. Teoria e ação libertárias. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

TRAGTENBERG, Maurício (org.) Marxismo Heterodoxo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

TIBLE, Jean. Marx Selvagem. 3 ed. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

Downloads

Publicado

16-12-2025

Como Citar

BARCHI, Rodrigo. A democracia radical e os cotidianos escolares: entre dissidências e cartas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 198–225, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025198. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27135. Acesso em: 17 dez. 2025.