Capacitismo entre professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: aplicação da Escala de Atitudes de Educadores em Relação à Deficiência

Autores

  • Vera Lucia Rezende Beux Ronsani Universidade Federal de Santa Catarina; Prefeitura Municipal de Florianópolis.
  • Andreia Zanella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Konrath Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025246

Palavras-chave:

capacitismo, preconceito, escala de atitudes, Rede Municipal de Florianópolis

Resumo

Este estudo buscou identificar atitudes capacitistas de professores da Rede Municipal de Florianópolis em relação a estudantes com deficiência. A pesquisa teve abordagem quantitativa e natureza aplicada, tendo sido realizada in loco com os professores do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada utilizando a Escala de Atitudes dos Educadores em Relação à Deficiência, que foi traduzida para o português e submetida à análise de conteúdo por especialistas das áreas de Educação Especial e Psicologia. Para a análise das respostas dos professores, foram utilizadas ferramentas estatísticas que possibilitaram resumir as respostas e avaliar a confiabilidade e validade do constructo do instrumento. O instrumento mostrou níveis adequados de confiabilidade. Na etapa de validação do constructo, a análise fatorial exploratória indicou que o instrumento permite identificar atitudes capacitistas relacionadas a três dimensões: percepções e atitudes dos profissionais; sentimentos experienciados por eles; e tempo e recursos dedicados aos estudantes da educação especial. Uma parcela significativa dos entrevistados ainda demonstra desconforto, nervosismo e apreensão ao compartilhar espaços com esses estudantes, além de preocupação com a demanda de tempo dedicado ao atendimento desses estudantes. Mesmo com essas atitudes capacitistas presentes, a grande maioria dos profissionais reconhece a importância da inclusão e acredita ser sua responsabilidade ensinar estudantes com deficiência.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Rezende Beux Ronsani, Universidade Federal de Santa Catarina; Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação.

Andreia Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catariana.

Professora no Programa de pós graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA-UFSC).

Andréa Cristina Konrath, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catariana.

Professora no Programa de pós graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA-UFSC).

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

RONSANI, Vera Lucia Rezende Beux; ZANELLA, Andreia; KONRATH, Andréa Cristina. Capacitismo entre professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: aplicação da Escala de Atitudes de Educadores em Relação à Deficiência. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 246–275, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025246. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27038. Acesso em: 17 dez. 2025.