Ensinar e aprender na Educação Básica: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025276

Palavras-chave:

como ensinar, como aprender, Proposta Curricular de Santa Catarina, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este estudo investigou como os professores ensinam e como os alunos aprendem na educação básica. Como a Teoria Histórico-Cultural subsidia a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), pressupõe-se que os professores também fundamentam suas práticas nesses princípios e compreendem o processo de aprendizagem sob essa perspectiva. Para tanto, definiu-se como objetivos: analisar as práticas pedagógicas adotadas; identificar os desafios enfrentados na implementação da PCSC; e compreender os processos de aprendizagem dos alunos a partir dessa abordagem. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas da 19ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Catarina. A análise dos dados baseou-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Os resultados indicam que, embora a PCSC proponha um ensino mediado e significativo, predominam práticas tradicionais, influenciadas pela falta de formação continuada, o que impacta a apropriação dos conceitos científicos pelos alunos. Conclui-se que para que se possa aprimorar as práticas, nessa perspectiva, investimentos na formação docente e na organização do ensino são essenciais para consolidar a PCSC, de modo que o professor com esse conhecimento teórico possa alinhá-lo à sua prática de ensino e, consequentemente, garantir melhor apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes.

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Biografia do Autor

Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina

Pedagoga. Mestre em Educação. Assistente Técnica de Educação na Escola de Educação Básica Comendador Rocha, Laguna, Santa Catarina.

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

SCHLICKMANN , Maria Sirlene Pereira; CARDOSO, Karmensita Almeida da Rocha. Ensinar e aprender na Educação Básica: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural . Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 276–306, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025276. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27032. Acesso em: 17 dez. 2025.