Reflexões sobre a Educação Física como componente curricular a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da área de 1987, 2004 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025329

Palavras-chave:

educação física escolar, legitimidade, formação profissional, DCNEF

Resumo

Trata-se de um estudo documental que teve como objetivo examinar as propostas de organização dos cursos e os objetos de estudo apresentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNEF) expressas nas Resoluções nº 03/1987, nº 07/2004 e nº 06/2018, com vistas a pensarmos sobre como esses ordenamentos legais que direcionam a formação profissional concebem alguns elementos importantes para a constituição da prática pedagógica escolar. Para tal, fez-se uso da técnica da análise de conteúdo, possuindo as DCNEF e seus respectivos pareceres como fontes de análise. A investigação sinaliza que apesar dos avanços presentes principalmente nas DCNEF de 2004 e 2018 acerca do entendimento do campo de conhecimento da Educação Física, a história desses documentos demonstra o atrelamento da formação profissional em Educação Física aos preceitos do campo neoliberal, sendo esse um aspecto que dificulta a legitimidade da Educação Física escolar como espaço propício para a formação cultural dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED). Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na vice liderança do grupo e na linha de pesquisa de "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC). Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia desde 2021. Membro do Coletivo Luta Marajoara em Debate. Integrante da Cátedra Paulo Freire da Amazônia (CPFA). Atua como Revisor/Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais das áreas da Educação Física, Educação e Interdisciplinar, tais como: Arquivos em Movimento (UFRJ), Educación Física y Deporte (EFYD), Conexões (UNICAMP), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (UNB), Corpoconsciência (UFMT), Cadernos de Formação RBCE (CBCE), Interfaces da Educação (UEMS), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE), Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional), Revista de Educação Popular (UFU), Retos (FEADEF), Revista Cocar (UEPA), Pro-Posições (UNICAMP), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP), Revista Pesquisa Qualitativa (PUC/São Paulo), Revista Brasileira de Pós-Graduação - RBPG (CAPES) e Educação em Revista (UFMG). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, de extensão e desenvolve práticas de formação, orientações e estudos nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Políticas educacionais e Formação de professores; Educação Física Escolar; Corpo, Práticas Corporais e escolarização e Questões Epistemológicas da Educação e Educação Física.

Carlos Nazareno Ferreira Borges , Universidade Federal do Pará

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino.

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; BORGES , Carlos Nazareno Ferreira. Reflexões sobre a Educação Física como componente curricular a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da área de 1987, 2004 e 2018 . Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 329–360, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025329. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26981. Acesso em: 17 dez. 2025.