Práticas formativas e profissionalização docente: um estudo na Escola de Referência (EREM) Joaquim Olavo – Regional de Educação da Zona da Mata Norte/PE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826622025307Palavras-chave:
formação continuada, Práticas formativas, Profissionalização docenteResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo identificar, no âmbito da formação continuada de professores(as) da EREM Joaquim Olavo - Regional de Educação da Zona da Mata Norte/PE, práticas formativas que contribuam para a profissionalização docente. Com relação aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado no Google Forms, e aplicado com 05 professores(as) do Ensino Médio. A análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo temático-categorial. Concluiu-se, com base nos resultados, que a formação continuada e a profissionalização docente apontam para, além da necessidade de políticas de formação e valorização do(a) professor(a), um planejamento formativo dentro de uma funcionalidade real, permitindo encontrar nexos para o processo de desenvolvimento profissional e ressignificação da prática.
Downloads
Referências
AUBERT, Adriana; FLECHA, Ainhoa; GARCÍA, Carme; FLECHA, Ramón; RACIONERO, Sandra. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Paulo: EdUFSCar, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BIDERMAN, Maria Tereza. Dicionário didático de português. São Paulo: Ática, 1998.
BRANDÃO, Zaia. A dialética macro/micro na sociologia da educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 153-165, jul. 2001. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605. Acesso em: 16 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum da Formação Continuada na Prática. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/php9w8HE3_61a5889f88c53.pdf. Acesso em: 5 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 8.752 de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 5 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 5 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de. 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 6 nov. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GATHER THURLER, Monica. Da avaliação dos professores à avaliação dos estabelecimentos escolares. In: PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 61-88.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. p. 67-80.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente de professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. 2001. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artemed, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco para o ensino médio. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2021.
PERNAMBUCO. Lei complementar n. 485, de 31 de março de 2022. Dispõe sobre o Programa de Educação Integral em Pernambuco. Recife: ALEPE, 2022. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=2&numero=485&complemento=0&ano=2022&tipo=&url=. Acesso em: 10 jan. 2023.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino; MACHADO, Nilson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 98.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino; MACHADO, Nilson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias. As competências para ensinar no século XXI: a formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SAVIANI, Dermal. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2023.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. São Paulo: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.