Projeto Mosquito: ciências na educação infantil e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024125

Palavras-chave:

educação infantil, formação docente, ciências, projetos com crianças

Resumo

O projeto Mosquito da Dengue originou-se com a visita da vigilância sanitária a uma escola infantil fluminense para controle do Aedes aegypti. Apresenta uma narrativa de experiência como proposta de pesquisa e também de formação docente em Ciências, desenvolvida como um projeto pedagógico com crianças de 5 anos, que as envolveu com as educadoras, numa construção coletiva, a partir de diálogos, pesquisas e compartilhamentos de saberes. A metodologia do trabalho na escola centrou-se em problemas, curiosidades e descobertas, com destaque para o processo formativo docente pelo envolvimento de espírito investigador, constante pesquisa, observação e criação e partilhamento coletivo de conhecimentos científicos com as crianças. O projeto perpassou pela interdisciplinaridade de diferentes áreas de aprendizagem do conhecimento científico e promoveu situações e atividades que permitiram às crianças pequenas entrar em contato, interagir e experimentar com a natureza e com o mundo que as cerca ao exercerem seus processos cognitivos na descoberta do mundo das ciências. Esse tema dialogou com (a) Tiriba, Colinvaux e Rosa em suas teses sobre as infâncias, natureza e as ciências; (b) Kramer, Barbosa e Horn nos seus trabalhos sobre projetos pedagógicos com crianças; (c) Nóvoa, Finger e Bragança em suas perspectivas narrativas (auto)biográficas e demais autores que fundamentaram a construção desta escrita. O projeto problematizou uma questão oriunda do cotidiano escolar, criticizou as curiosidades ingênuas das crianças e possibilitou a elas aproximações metodicamente rigorosas científicas do mosquito cognoscível.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

SCHINDHELM , Virginia Georg; BAMPI, Maria Luisa Furlin. Projeto Mosquito: ciências na educação infantil e formação docente. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 125–143, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024125. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25275. Acesso em: 25 dez. 2024.