A lua é a luminária do céu: relação entre criança e natureza na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825572024109Palavras-chave:
criança, natureza, mundo imediatoResumo
Este trabalho, realizado em uma escola municipal da cidade de Miracema/RJ, com crianças de cinco anos do Pré-Escolar I, no ano de 2022, parte de uma investigação no cotidiano escolar da Educação Infantil em que buscamos discutir a relação entre criança e natureza. No decorrer da pesquisa, fomos presenteadas com desenhos feitos pelas crianças, em retalhos de papéis, à moda barrosiana. A discussão teórica é inspirada em Paulo Freire e o mundo imediato que circunda o percurso diário das crianças; em Manoel de Barros, que tem em Bernardo a sensibilização do olhar que vê as miudezas do viver e desloca esse olhar a transver as possibilidades que constitui a imaginação criativa; e em Léa Tiriba, que discute os conceitos de criança e natureza, trazendo o brincar como linguagem da criança. Como recorte metodológico, utilizamos a pesquisa etnográfica.
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