POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EMANCIPATÓRIAS: a eja e a educação profissional frente o desafio da emancipação humana.

Autores

  • Tiago Felipe Ambrosini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão sobre o significado emancipatório das políticas educacionais no âmbito da educação de jovens e adultos e da educação profissional. A questão abordada é qual o sentido da emancipação humana presente nas políticas educacionais de eja e de educação profissional. Para isso é feita uma fundamentação do conceito de emancipação humana a partir da leitura dos seguintes pensadores: Immanuel Kant, Karl Marx, Theodor Adorno e Paulo Freire. Após essa fundamentação é feita uma explanação crítica das políticas educacionais do Brasil nos últimos anos. Esta reflexão conduz a uma comparação entre o significado originário da emancipação humana, fundamentado filosoficamente, e sua real efetivação na configuração das políticas públicas educacionais de eja e de educação profissional. O resultado desta análise é a precariedade e a fragmentação que se encontram as ações governamentais no âmbito educacional, ficando portanto longe do ideal de educação emancipatória presente tanto na filosofia moderna de Kant quanto na educação popular de Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Felipe Ambrosini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

Especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) de Santa Maria/RS. Técnico em Assuntos Educacionais do IFRS - Campus Bento Gonçalves/RS.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

AMBROSINI, Tiago Felipe. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EMANCIPATÓRIAS: a eja e a educação profissional frente o desafio da emancipação humana. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 166–186, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2434. Acesso em: 19 abr. 2024.