Formação continuada na Educação Infantil a partir da BNCC: percepções docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024227

Palavras-chave:

educação infantil, Base Nacional Comum Curricular, formação continuada

Resumo

As reflexões expressas neste estudo têm como objetivo problematizar as percepções dos professores de Educação Infantil no que tange às possibilidades e desafios da formação continuada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município de Mallet/PR. O estudo toma como referência documentos legitimadores do direito à Educação Infantil construídos historicamente e produções científicas sobre a temática. Para a geração dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada com uma amostra de professores, assim como a aplicação de um questionário para todos os docentes da Educação Infantil, que atuavam na localidade no ano de 2021. A pesquisa aponta que as formações continuadas se mostraram como momentos oportunos para que os profissionais pudessem conhecer e discutir conjuntamente as disposições do documento. Dentre as principais possibilidades desencadeadas pela formação, estiveram a compreensão do que dispõe o documento e a sua forma de orientar a prática pedagógica; o entendimento do material como referência para nortear as ações no âmbito escolar; e a oportunidade para reflexão sobre as práticas desenvolvidas a fim de aperfeiçoar o trabalho docente. Quanto aos principais desafios elencados pelos professores, estão o uso dos recursos tecnológicos, a falta de estrutura física das escolas e o distanciamento daquilo que está proposto pelo documento e a realidade vivida pelas instituições de ensino. Ressalta-se a importância de ampliar e diversificar as oportunidades de processos formativos, principalmente no ambiente escolar, a fim de proporcionar aos professores espaço de debate e reflexão acerca dos objetivos e finalidades da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Danieli Bachtchen, Secretaria Municipal de Educação de Mallet

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.  Pedagoga na rede municipal de Mallet/PR, Brasil.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR, Brasil.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

BACHTCHEN, Danieli; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Formação continuada na Educação Infantil a partir da BNCC: percepções docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 227–256, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024227. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24139. Acesso em: 3 maio. 2024.