A socialização dos estudantes no Ensino Superior no entendimento docente

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024168

Palavras-chave:

socialização acadêmica, sociologia do ensino superior, fenomenologia social, relação professor-estudante, vida estudantil universitária

Resumo

O foco deste estudo é a socialização estudantil no Ensino Superior no entendimento docente, como fenômeno social e intersubjetivo significante na formação acadêmica. Utilizou-se uma metodologia qualitativa combinando análise de conteúdos narrativos e a inspiração teórica da fenomenologia social para a interpretação dos relatos. Os conteúdos foram compilados de entrevistas estruturadas realizadas com docentes universitários do Centro de Educação da UFRN. A socialização estudantil universitária, além de ser definida como período de prolongamento da escolaridade de indivíduos até o Ensino Superior, é entendida como processo cotidiano de internalização de normas, de interação social e de pertencimento a grupos sociais, no qual a atuação dos professores é crucial. Mas o entendimento docente da socialização estudantil convive com uma ambiguidade: os professores respeitam e incentivam a socialização com fins cognitivos; mas, ao mesmo tempo, desconhecem a realidade da vida cotidiana dos estudantes, e muitos se distanciam de modos de favorecer a socialização acadêmica afetiva e social. Simultaneamente, docentes e estudantes têm consciência de que eles não são somente consociados solidários no Ensino Superior, mas também são atores sociais e agentes educacionais interativos. A importância de estudos sobre a socialização é a de que os seus achados poderiam contribuir para se superar a “invisibilidade” fenomenológica da vida social comum dos estudantes no mundo acadêmico. Além de reforçar vínculos de pertencimento e de sentido cognitivo-afetivo, para docentes e estudantes, uma compreensão das características cotidianas da socialização estudantil provocaria novas inspirações para metodologias de ensino que também fossem mais críticas, inclusivas, sustentáveis e participativas.

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Biografia do Autor

Jennifer Juliana Barreto Bezerra Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela UFRN-universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Mestre em Educação (2021), e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela UFRN. Bolsista de doutorado do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa na área de Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: socialização universitária e integração acadêmica.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

FERREIRA, Adir Luiz; COSTA, Jennifer Juliana Barreto Bezerra. A socialização dos estudantes no Ensino Superior no entendimento docente. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 168–199, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024168. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24114. Acesso em: 25 dez. 2024.