Uma história de leituras para a formação de professoras e professores paranaenses (1900-1980)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723823532022161Palavras-chave:
livros escolares, formação de professores no Paraná, literatura pedagógica, coleção atualidades pedagógicasResumo
Este trabalho apresenta a pesquisa sobre os livros que constituem uma literatura pedagógica utilizada nos processos de formação de professoras e professores no Estado do Paraná, entre os anos de 1900 a 1980. Nesta perspectiva, levando-se em conta a escrita, produção e circulação de livros, a análise incide sobre as obras produzidas por intelectuais paranaenses (professores-autores), à medida que os seus ideais, suas ideias e suas trajetórias oferecem oportunidades para refletir sobre a formação de professores em curso, ao longo do século XX, no Paraná. Como também são apresentadas as obras editadas pela Companhia Editora Nacional, pertencentes à Coleção Atualidades Pedagógicas, no âmbito do projeto editorial denominado Biblioteca Pedagógica Brasileira, encontradas na Biblioteca do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. Em termos metodológicos, busca-se compreender as relações entre as obras e seus contextos de produção, considerando a materialidade desses objetos culturais e pedagógicos. Conclui-se, com as análises realizadas, que os livros destinados às professoras e professores são artefatos importantes porque tornaram-se representações em um determinado período e contexto e proporcionam compreender uma rede de significados produzidos em relação à sociedade, à época e à educação, além de contribuírem para a memória educacional existente na cultura da formação docente.
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