Concepções de infância e criança no século XIX: o que orienta o “Manual para os jardins de infância” aos docentes?

Autores

  • Keila Cristina Arruda Villamayor Gonzalez Prefeitura Municipal de São José – PMSJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823532022139

Palavras-chave:

infância, imprensa periódica, jardim de infância, Menezes Vieira

Resumo

O texto apresenta as representações dos jardins de infância no século XIX por meio da circulação das notícias na imprensa periódica do Rio de Janeiro, nos jornais: Gazeta de Notícias, O Cruzeiro e Jornal do Commercio. A escolha dos periódicos foi orientada pela obra de Bastos (2011) que divulga um dos primeiros manuais pedagógicos destinados à educação nos jardins de infância, o Manual para os jardins da infância, publicado pelo Dr. Menezes Vieira em 1882. A pesquisa foi realizada no acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, Hemeroteca Digital, pautada pela análise de conteúdo, de acordo com as técnicas de Vala (1986) e Bardin (1977). As notícias apontaram para: polêmicas a respeito da criação das primeiras instituições educacionais desta origem no Brasil; função dos jardins de infância sustentada nos princípios froebelianos; e tripartida com ênfase nos aspectos físico, intelectual e moral.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

GONZALEZ , Keila Cristina Arruda Villamayor. Concepções de infância e criança no século XIX: o que orienta o “Manual para os jardins de infância” aos docentes?. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 139–160, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022139. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23013. Acesso em: 20 dez. 2024.