ARQUITETURA ESCOLAR EM MATO GROSSO (1890-1930) <EM> SCHOOL ARCHITECTURE IN MATO GROSSO (1890-1930) </EM>

Autores

  • Ângelo Marcos Vieira de Arruda

Resumo

O presente texto concentra-se em analisar a arquitetura e a educação em Mato Grosso, a partir das relações históricas entre a normatização na produção do edifício escolar público no Brasil e como ele passou a existir como produto de um processo histórico, entre 1890 e 193. A discussão é de como o edifício escolar passou a existir como produto de uma norma educacional; como o edifício se transformou em objeto necessário e importante a contar do final do século XIX, se anteriormente sua presença era simplificada. O texto ainda analisa o comportamento da forma arquitetônica e do espaço construído, o estilo arquitetônico mais usado, os padrões construtivos; a tipologia encontrada; o modelo de implantação do edifício na cidade; o edifício escolar e a sua movimentação no espaço geográfico mato-grossense para entender como se dava a circulação de idéias e analisar os elementos de arquitetura existentes nos edifícios selecionados. O objeto de estudo é a escola pública, servimo-nos do conceito de Saviani. Escola pública para Saviani é aquela organizada e mantida pelo Estado. Por isso utilizei como fonte primária para estudar a difusão no país, os relatórios anuais dos Presidentes dos Estados, que implantaram e mantinham as escolas públicas no Brasil. Palavras-chave: Arquitetura Escolar; História da Educação; Mato Grosso

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Biografia do Autor

Ângelo Marcos Vieira de Arruda

Doutor em Educação pela UFMS, arquiteto e urbanista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2011-06-22

Como Citar

DE ARRUDA, Ângelo Marcos Vieira. ARQUITETURA ESCOLAR EM MATO GROSSO (1890-1930) <EM> SCHOOL ARCHITECTURE IN MATO GROSSO (1890-1930) </EM>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 73–94, 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2283. Acesso em: 25 dez. 2024.