A configuração das relações de ensino e de aprendizagem e o exercício da docência no Brasil neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823532022217

Palavras-chave:

educação neoliberal, gerência de vida, protagonismo estudantil

Resumo

Consoante com o contexto da relação educação-trabalho, procedeu-se a uma análise documental circunscrita à perspectiva da História do Tempo Presente e aos Estudos das Políticas Educacionais. Examinou-se a relação professor-aluno engendrada no âmbito e a partir da discursividade presente na racionalidade neoliberal brasileira, que se efetiva em determinados marcos legais elaborados entre 1996 e 2021, os quais tendem a esmaecer a prática docente em decorrência da autonomia formativa e do protagonismo discente. Em vista disso, o exercício da docência no presente é atribuído de novos sentidos e esse direcionamento economicista assumido pela educação opera a racionalidade de livre-mercado, a qual obedece à cultura do empresariamento e do empreendedorismo de si presentes nos materiais empíricos examinados. O indivíduo forjado sob essa égide almeja justapor em seu processo formativo projeto de vida, inserção social e o mundo do trabalho – o que abrange ambos, professor e aluno.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

PIZOLATI, Audrei Rodrigo. A configuração das relações de ensino e de aprendizagem e o exercício da docência no Brasil neoliberal. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 217–245, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022217. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21215. Acesso em: 19 abr. 2024.