A Escola Regional de Meriti e os debates de política educacional constitutivos da Associação Brasileira de Educação nos anos 1920

Autores

  • Marta Maria Chagas de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822502021059

Palavras-chave:

Escola Regional de Meriti, Associação Brasileira de Educação, regionalismo, política educacional

Resumo

O artigo estabelece relações entre as concepções de política educacional que, diferencialmente, foram partilhadas pelos membros do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação nos anos 1920, dando destaque àquelas que nortearam os responsáveis pela Escola Regional de Meriti. Levanta a hipótese de um elo entre a inspiração privatista e regionalista que norteou a fundação dessa escola e o projeto de fazer da ABE um órgão de formação de uma opinião pública sobre questões educacionais que mantivesse interlocução com o Estado. Aborda o campo de debates constitutivo das diferenças entre os integrantes do Conselho Diretor da Associação, destacando especialmente as posições dos conselheiros Armanda Álvaro Alberto, Edgar Süssekind de Mendonça, Heitor Lyra da Silva e Francisco Venâncio Filho, idealizadores da Escola Regional de Meriti.

Palavras-chave: Escola Regional de Meriti; Associação Brasileira de Educação; regionalismo; política educacional.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola Regional de Meriti e os debates de política educacional constitutivos da Associação Brasileira de Educação nos anos 1920. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 59–87, 2021. DOI: 10.5965/1984723822502021059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20743. Acesso em: 25 dez. 2024.