Entre correspondências e documentos: a Escola Regional de Meriti como modelo para a criação de novas instituições educacionais

Autores

  • Caruanã Guatara Oliveira Frescurato Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fernando César Ferreira Gouvêa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822502021166

Palavras-chave:

Armanda Álvaro Alberto, Baixada Fluminense, Escola Nova, ensino regional, Escola Regional de Meriti, modelo pedagógico exemplar

Resumo

O presente artigo visa examinar a influência da Escola Regional de Meriti na criação de instituições educacionais em diferentes estados brasileiros. Numa perspectiva de mão dupla, entendemos que o projeto pedagógico da instituição serviu como base para as escolas fundadas e, ao mesmo tempo, legitimou o papel desejado por Armanda Álvaro Alberto na construção de um espaço de educação para além dos seus muros e em consonância com os princípios teóricos da Escola Nova. Assim, a Escola Regional de Meriti, cujas práticas pedagógicas estavam imbricadas com os princípios do ensino regional e popular, tornou-se um modelo de organização pedagógica. Fundamental para essa análise foi a leitura dos documentos pessoais de Armanda, especialmente a correspondência que revelou a existência de uma rede de trocas de experiências e de fotos que sustentaram o processo de nascimento de instituições similares. Não se trata apenas da organização de uma memória singular, vista por Armanda Álvaro Alberto, idealizadora desse projeto educacional, haja vista que utilizamos seus documentos pessoais, mas, sim, apresenta relação com a operação historiográfica para a construção da memória social dessa instituição de ensino. Afinal, são cem anos de história. História muitas vezes esquecida pelos livros didáticos e até mesmo pelos acadêmicos e, quando lembrada, fica fadada ao esquecimento em prateleiras longe da população. Por isso, a importância da discussão do papel da Escola Regional de Meriti que sobreviveu a diferentes momentos históricos sem perder a sua relevância para a História da Educação da Baixada Fluminense.

Palavras-chave: Armanda Álvaro Alberto; Baixada Fluminense; Escola Nova; ensino regional; Escola Regional de Meriti; modelo pedagógico exemplar.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

FRESCURATO, Caruanã Guatara Oliveira; GOUVÊA, Fernando César Ferreira. Entre correspondências e documentos: a Escola Regional de Meriti como modelo para a criação de novas instituições educacionais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 166–190, 2021. DOI: 10.5965/1984723822502021166. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20693. Acesso em: 12 nov. 2024.