Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723823532022264Palavras-chave:
aprendizagem da música, crianças, descoberta, desenvolvimento infantilResumo
O projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança? A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.
Downloads
Referências
ALVES, Inês Pereira; RIBEIRO, António José Pacheco. A música e a prosódia uma exploração pelo mundo animal. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.5, p. 38562-38581, maio 2022.
ANDRIES NOGUEIRA, Monique. A música e o desenvolvimento da criança. Revista UFG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 22-25, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654. Acesso em: 9 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. [Brasília: MEC], 1998. v. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 9 maio 2021.
COUTINHO, Clara; SOUSA, Adão; DIAS, Anabela; BESSA, Fátima; FERREIRA, Maria José; VIEIRA, Sandra. Investigação - Ação: Metodologia Preferencial nas Práticas Educativas. Psicologia, Educação e Cultura, Carvalhos, v. XIII, n. 2, p. 455-479, 2009.
ESTEVES, Bruna Loureiro; RIBEIRO, António José Pacheco. Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.31623-31637, abr. 2022.
GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000a.
GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000b.
HOHMANN, Mary; WEIKART, David. Educar a criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 83-90, set. 2002.
ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, p. 7-16, set. 2003.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Ed. Scipione, 2001.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, São Paulo, n. 20, p. 11-30, jun. 2005. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414 69752005000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.
MARTINS, Vânia Sofia Rodrigues; RIBEIRO, António José Pacheco. A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n. 2, p. 11494-11507, fev. 2022. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44069/pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.
MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Visão panorâmica da investigação-ação. Porto. Porto Editora, 2008.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Prefácio. In: MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Visão panorâmica da investigação-acção. Porto: Porto Editora, 2008. p. 7-14.
PARENTE, Maria Cristina. A construção de práticas alternativas de avaliação na pedagogia da infância: sete jornadas de aprendizagem. Braga: Universidade do Minho, 2004.
RODRIGUES, Helena . Pequena crónica sobre notas de rodapé na Educação Musical. Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, Lisboa, n. 99, 15-52, out. 1998. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/12569. Acesso em: 13 maio 2021.
SILVA, Isabel Lopes da. (coord.). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, 2016.
SILVA, Leda Maria Giuffrida. A expressão musical para crianças de pré-escola. São Paulo: FDE, p. 88-96, 1992. Série Idéias, n. 10. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p088-096_c.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
SPODEK, Bernard. Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Linhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.