Educação Especial, pandemia e o projeto educativo do capital: a produção de um consenso
THE PRODUCTION OF A CONSENSUS
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822492021106Resumo
Este artigo tem por objetivo trazer alguns elementos para a discussão sobre como está sendo produzido o consenso a respeito das propostas educacionais para a Educação Especial durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, analiso documentos nacionais e de organizações empresariais que trazem orientações para a educação brasileira nesse momento específico e realizo o balanço de produções acadêmicas sobre “Educação Especial / COVID-19”, tendo em vista o alto número de publicações a esse respeito no último ano. Pode-se perceber que está em curso no Brasil o projeto de educação pública pautado pelo capital, o qual está sendo intensificado durante a pandemia. No caso da Educação Especial, a proposta do governo, dos grupos empresariais e de grande parte dos pesquisadores está coesa, seja no ensino remoto ou nas aulas presenciais, o foco está na necessária adaptação e treinamento do professor, na exaltação do uso das tecnologias e na flexibilização curricular para os estudantes dessa modalidade de ensino. A relação família-escola também é um fator de comum acordo, indicado como algo insuficiente antes da pandemia e que hoje ganha força, sendo visto como o resultado positivo da tragédia sanitária que o mundo está vivendo. Os consensos produzidos resultam, em suma, na implementação da privatização da escola pública, em suas diversas dimensões, escancarada na pandemia e potencializada também nas indicações para a Educação Especial na escola regular.
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