Narrativas sobre a formação docente para a escola primária de Santa Catarina (1935-1965)

Autores

  • Geane Kantovitz Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821462020273

Resumo

O artigo apresenta a narrativa de professoras integrantes de uma congregação religiosa católica feminina, em sua gênese denominada Companhia das Catequistas, instituída em Rodeio (SC). Por meio de suas memórias, abordo o processo de formação docente desse grupo de professoras que estiveram presentes no cenário educacional catarinense na segunda metade do século XX. Em termos teóricos e metodológicos, sob as lentes de Berger e Luckmann (1985), procuro compreender como essa instituição construiu uma historicidade e adquiriu uma identidade religiosa e escolar por meio da formação docente de suas integrantes. Maurice Halbwachs (2003) foi tomado como matriz referencial para a análise relativa à memória coletiva, e Michel Pollak (1989; 1992), na análise referente à relação entre memória e identidade. Além das entrevistas, outros documentos, como, por exemplo, relatórios anuais, crônicas, atas, planos de aula, fichas funcionais, Livros Tombos, imagens e manuais didáticos, foram utilizados como fontes. Nas narrativas, ficou evidente que a formação docente contribuiu para a efetivação dessas professoras na carreira pública no Estado pois elas atendiam à carência de professores em escolas mais distantes, principalmente em áreas rurais. No geral, a formação docente era articulada à identidade religiosa, isto é, a formação docente era compreendida como secundária, o mais importante, para essas religiosas, era a formação católica, quer dizer, ser professora catequista era acima de tudo ser religiosa.

Palavras-chave: Formação docente. Memória. Identidade. Professores Cristãos. Companhia das Catequistas - Rodeio (SC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Kantovitz, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Atualmente é professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) atuando nas disciplinas relacionadas ao Ensino de História, História da América e História da África. Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Projetos Interdisciplinares. Mestre na área de Educação na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Doutora em Educação na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Possui interesse em pesquisas relacionadas ao Ensino de História, História da Educação, memória e história oral. Está vincula aos Grupos de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC), sob a coordenação da professora Dra. Clarícia Otto da UFSC, e Grupo de Pesquisa Ensino de História (GPEH), sob a coordenação do professor Dr. Jean Carlos Moreno da UENP.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

KANTOVITZ, Geane. Narrativas sobre a formação docente para a escola primária de Santa Catarina (1935-1965). Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 273–303, 2020. DOI: 10.5965/1984723821462020273. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020273. Acesso em: 28 mar. 2024.