Educação Superior nas dissertações e teses brasileiras: a aprendizagem significativa como perspectiva de análise

Autores

  • Vera Lúcia Leal Crispim Conselho Regional de Psicologia
  • Antonio Serafim Pereira PPGE/UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821462020224

Resumo

O presente artigo descreve o estudo que buscou compreender a opção de autores de teses e dissertações, publicadas em âmbito nacional, pela Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1982, 2006) no contexto da Educação Superior. Tendo em vista responder à questão sobre qual a justificativa dos autores das teses e dissertações selecionadas da opção pela Teoria da Aprendizagem de Ausubel na Educação Superior, selecionaram-se três categorias de análise, quais sejam: justificativa dos autores analisados da opção pela teoria de Ausubel, situação da aplicação da teoria e resultados/conclusões. Na consideração dessas categorias, constatou-se que a maioria dos autores investigados optou pela Teoria da Aprendizagem Significativa por centrar-se na importância do conhecimento prévio para a aprendizagem, tendo se utilizado dela como fundamento didático para potencializar a aprendizagem significativa dos alunos. Além disso, os autores concluíram que o envolvimento coletivo colaborativo dos acadêmicos participantes do processo de ensino e a utilização de procedimentos metodológicos, com destaque aos mapas conceituais, tendem a promover a aprendizagem significativa. 

Palavras-chave: Aprendizagem. Ausubel, David Paul. Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Leal Crispim, Conselho Regional de Psicologia

Psicóloga, mestre em educação pela UNESC, filiada ao Conselho Regional de Psicologia.

Antonio Serafim Pereira, PPGE/UNESC

Doutor em Educação (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha). Pós-doutor em Ciências Humanas e Sociais (Universidade de Buenos Aires, Argentina). Docente pesquisador do PPGE/UNESC. Líder do FORGESB, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão e Formação na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

CRISPIM, Vera Lúcia Leal; PEREIRA, Antonio Serafim. Educação Superior nas dissertações e teses brasileiras: a aprendizagem significativa como perspectiva de análise. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 224–251, 2020. DOI: 10.5965/1984723821462020224. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020224. Acesso em: 20 nov. 2024.