O trabalhador docente na escola pública: Novos elementos de subsunção ao capital

Autores

  • Juliana Matias Faust UDESC
  • Mariano Moura Melgarejo
  • Mariléia Maria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821462020145

Resumo

Neste artigo, problematizamos o papel do Estado no capitalismo contemporâneo em relação ao aprofundamento da crise mundial do capitalismo e a subsequente necessidade de soluções, via reformas impopulares, para se contrapor à queda tendencial da taxa de lucro. Para tanto, buscamos apoio nos escritos de Marx, Engels, Lenin, Gramsci e outros autores do campo marxista, e retomamos as seguintes categorias e conceitos: trabalho, trabalho produtivo e improdutivo, lei da queda tendencial da taxa de lucro, e a crise do capital. Como expressão desses elementos de subsunção ao capital, apresentamos o caso da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, destacando processos de terceirização, subvenções sociais, e as novas formas de contratação de trabalhadores docentes.

Palavras-chave: Crise do capital. Trabalhador docente. Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

FAUST, Juliana Matias; MELGAREJO, Mariano Moura; DA SILVA, Mariléia Maria. O trabalhador docente na escola pública: Novos elementos de subsunção ao capital. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 145–172, 2020. DOI: 10.5965/1984723821462020145. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020145. Acesso em: 23 abr. 2024.