O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca
Resumo
Em parceria montada pela urgência que se impõe pelo entendimento do Ensino como uma área de saber comungante, este artigo compendia um empreendimento associativo com pesquisadores da Educação e da Iconografia que percebem a Imagem como um tipo de modalidade de linguagem interativa, fomentadora de conhecimentos e que se pontifica também no cotidiano e nas espacialidades da escola. Amalgamado por teóricos que conceituam e problematizam a Imagem para além de mera ilustração, o Nordeste brasileiro, outra vez, perfilha-se em novos suspiros e em um sinergismo para se fazer problematizar por olhares de historiadores, literatos, romancistas e atores outsiders. Em uma perspectiva interdisciplinar, analisa-se então a incrustação das imagens e sua aplicabilidade capaz de instrumentalizar os estereótipos e a bipolaridade existente entre o real e o imaginário acerca do Nordeste.
Palavras-chave: Ensino. Nordeste, Estereótipo. Real e Imaginário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.