Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável

Autores

Resumo

O presente artigo teve a pretensão de discutir a relação indissociável entre a qualidade da educação, em especial a do Ensino Superior, aferida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e a responsabilidade social. Para tal feito, utilizou-se, um recorte do Eixo 2 desse Sistema, denominado Desenvolvimento Institucional. Nesse Eixo, são avaliadas duas dimensões das Instituições de Educação Superior (IES): a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a responsabilidade social universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e a análise documental, que verificou os documentos SINAES e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os resultados apontam que a educação de qualidade e a responsabilidade social ganharam espaço nas Instituições de Educação Superior em função dos reflexos do mundo globalizado e das demandas por uma educação que efetivamente contribua para o desenvolvimento social e cidadão que emerge em uma nação. As dimensões avaliativas do SINAES acenam para uma ação integral entre ensino, pesquisa e extensão, fato que sinaliza claramente a emergência da prática da indissociabilidade, fato que viabiliza e, em certa medida, concretiza este ideário de compromisso social para as IES. Ficou evidente que a responsabilidade social começou a se expandir no espaço acadêmico por meio de pesquisas, publicações, seminários e congressos, elementos que carregam consigo os princípios e preocupação da educação de qualidade, visto sua abrangência e benefícios relacionados às boas práticas acadêmicas.

Palavras-chave: Ensino Superior. Qualidade. Responsabilidade Social Universitária.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio De Marco, Unilasalle, Canoas, RS, Brasil

Doutorando em Educação - Centro Universitário La Salle, Unilasalle – Campus Canoas. Mestre em Administração com Área de Concentração em Estratégia e Desempenho - Universidade do Sul de Santa Catarina, MBA - Gestão da Produção e Logística - Universidade do Oeste de Santa Catarina, MBA - Marketing e Design de Produtos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente e Vice-Reitor da Unoesc, Campus Chapecó

Dirleia Fanfa Sarmento, Unilasalle, Canoas, RS, Brasil

Possui Pós-Doutorado em Ciências da Educação (2011) pela Universidade do Algarve (Portugal). Pós-doutoramento em Educação, em andamento, pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000). Docente do PPGEdu na Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

DE MARCO, R. A.; SARMENTO, D. F. Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 234 - 255, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019234. Acesso em: 29 jul. 2021.