Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino Médio
Resumo
O presente artigo apresenta alguns elementos defendidos como basilares para a discussão sobre a formação docente em suas múltiplas dimensões, a partir da análise dos processos de reforma educacional ocorridos no Ensino Médio no Brasil, com a Lei nº 9.394/1996 e a Lei nº 13.415/2017. No texto estão localizadas mudanças curriculares introduzidas por essas reformas, ao mesmo tempo em que também discute as suas implicações nos processos da organização da escola, do trabalho, da vida e formação docente. São apresentados depoimentos de docentes que vivenciaram as reformas resultantes da LDB de 1996 e análises produzidas sobre a Lei nº 13.415/2017. Problematiza a discussão dessas reformas, os processos de mudanças curriculares por elas introduzidos e conclui situando os desafios e perspectivas para a formação de professores/as dessa etapa da Educação Básica, em especial para a formação continuada.
Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Ensino Médio. Educação e Estado. Currículos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.