Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas

Autores

  • Talamira Taita Rodrigues Brito
  • Regiane Barreto Martins

Resumo

Trata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.

Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

BRITO, T. T. R.; MARTINS, R. B. Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 132 - 160, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132. Acesso em: 3 ago. 2021.