Comunicação, arte e educação em John Dewey

Autores

  • Cláudia Chaves Fonseca
  • Sandra Pereira Tosta Centro Universitário UNA.

Resumo

O artigo pretende analisar a articulação entre os conceitos de arte e comunicação propostos pelo educador norte-americano John Dewey (1856-1952), especialmente nas obras Democracia e Educação (1916) e A Arte como Experiência (1934), bem como inferir os desdobramentos desse raciocínio para a educação. Segundo o autor, a comunicação seria semelhante à arte, uma vez que os participantes, em ambos os processos, precisam desenvolver a empatia, levando em consideração a existência de um “outro” e se imaginando no lugar dele. Como para o autor a comunicação e a educação estão intimamente associadas, pode-se depreender que nos processos de educação formal o exercício de uma pedagogia comunicacional seja necessário, de modo que os professores, os alunos e os demais interlocutores na escola elaborem suas experiências levando em conta as experiências alheias.

Palavras-chave: Comunicação. Arte. Educação. Pedagogia. John Dewey.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Chaves Fonseca

Doutora em Educação (PUCMinas). Mestre em Comunicação e Bacharel em Jornalismo (UFMG). Professora universitária e pesquisadora

Sandra Pereira Tosta, Centro Universitário UNA.

Doutora em Antropologia Social (USP), Mestre em Educação (UFMG), graduada em Jornalismo (PUC Minas). Professora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

FONSECA, Cláudia Chaves; TOSTA, Sandra Pereira. Comunicação, arte e educação em John Dewey. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 238–254, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019238. Acesso em: 18 abr. 2024.