Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD

Autores

  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari

Resumo

A estrutura curricular de um curso de licenciatura influencia diretamente no tipo de professor que por ela será formado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista, para verificar conformidades com os documentos oficiais nacionais e indicar ajustes necessários para sua adequação. Trata-se de uma análise documental, com abordagem qualitativa, ocorrida nos anos de 2016 e 2017. Verificou-se que a atual matriz, proposta no ano de 2012, atende a carga horária para o estágio supervisionado, para as atividades complementares e para a prática como componente curricular, porém não atende às 3.200 horas exigidas para um curso de licenciatura. Constatou-se que essa matriz contempla importantes e obrigatórias temáticas, tais como Libras, educação inclusiva, educação de jovens e adultos e educação ambiental, porém não aborda as questões da diversidade étnico-racial, por exemplo. Outro aspecto verificado é a ausência de discussões sobre história, epistemologia e/ou filosofia da ciência, educação CTS e tecnologias educacionais. Portanto, a estrutura curricular analisada atende em partes as diretrizes curriculares nacionais, necessitando de uma adequação quanto à carga horária total do curso que pode ser realizada pela inserção de disciplinas tanto de natureza específica quanto pedagógica.

Palavras-chave: Currículo. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Legislação.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em andamento Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Graduado em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ensino de Química (Universidade de Aveiro). Doutorado em Biomassa e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS).Professor do PPGEnsino da UNIVATES e  do PPGQVS da UFRGS.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS). Pós-doutorado em andamento (Universidade de Aveiro). Professora Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e orientadora nos PPGEnsino e Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES.

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Publicado

2019-02-27

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; DEL PINO, José Claudio; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 197–216, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197. Acesso em: 22 dez. 2024.