Constituição de um acervo documental sobre a história da Educação Infantil em Santa Catarina na primeira metade do século XX

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar o percurso trilhado para acessar os acervos e indicar arquivos e fontes sobre as primeiras iniciativas de atendimento educacional à primeira infância no estado de Santa Catarina. Estudos e pesquisas que se ocupem da localização de acervos, da discussão sobre levantamentos realizados, da sua disponibilização, poderão sugerir novas interrogações, novos objetos para o fortalecimento da prática da pesquisa histórica neste âmbito educacional e, consequentemente, para a produção de novos conhecimentos sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa histórica sobre Educação Infantil em Santa Catarina, na primeira metade do século XX, cujos resultados apontam para a existência de arquivos e acervos pouco explorados, de caminhos para acessá-los e de reflexões acerca da necessidade dessas buscas e da conservação desses acervos, para que a história da Educação Infantil catarinense possa ser escrita e/ou reescrita.

Palavras-chave: Educação de Crianças. Santa Catarina.  História.

Biografia do Autor

Rosa Batista, Unisul

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduação em Pedagogia pela UFSC com habilitação em Educação Infantil. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina PPGE-UNISUL com pesquisa envolvendo "A Constituição histórica da educação infantil em Santa Catarina na primeira metade do Século XX". É Pesquisadora associada ao Núcleo de Educação da pequena Infância UFSC-NUPEIN. Participa como grupo gestor do Fórum da Educação infantil da região da Amurel ? Tubarão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente na Formação de Professores com os seguintes temas: organização do cotidiano da educação infantil, docência na educação infantil, história da docência na educação infantil.

Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós doutorado pela UFSC. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, Na Linha de pesquisa Educação, História e Política no Brasil e na América Latina.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

BATISTA, R.; SCHMIDT, L. L. Constituição de um acervo documental sobre a história da Educação Infantil em Santa Catarina na primeira metade do século XX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 292 - 324, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018292. Acesso em: 29 jul. 2021.