Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o livro didático de leitura “Na cidade e no campo”, de modo a compreender o leitor que a obra intenciona construir a partir das representações de cidade e de campo e das atividades propostas aos estudantes. O título, de autoria da professora gaúcha Maria de Lourdes Gastal, foi publicado pela editora FTD e direcionado ao 3º ano primário. A análise do livro, em seus aspectos materiais e textuais, está embasada no referencial teórico de Chartier (1990, 2001, 2014). O estudo se insere num conjunto de investigações que tomam o livro didático como importante artefato da cultura escolar, possibilitando diferentes enfoques investigativos acerca de um mesmo material. Assim, o artigo discute aspectos relacionados à representação de campo e da cidade presentes na obra, marcados como espaços homogêneos e singulares, visando instituir determinados comportamentos sociais nas crianças leitoras.
Palavras-chave: Livro Didático. Leitores. Representação. Campo e Cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.