Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”

Autores

  • Vania Grim Thies Universidade Federal de Pelotas – UFPel Pelotas/RS – Brasil
  • Lisiane Sias Manke Universidade Federal de Pelotas – UFPel Pelotas/RS – Brasil

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o livro didático de leitura “Na cidade e no campo”, de modo a compreender o leitor que a obra intenciona construir a partir das representações de cidade e de campo e das atividades propostas aos estudantes. O título, de autoria da professora gaúcha Maria de Lourdes Gastal, foi publicado pela editora FTD e direcionado ao 3º ano primário. A análise do livro, em seus aspectos materiais e textuais, está embasada no referencial teórico de Chartier (1990, 2001, 2014). O estudo se insere num conjunto de investigações que tomam o livro didático como importante artefato da cultura escolar, possibilitando diferentes enfoques investigativos acerca de um mesmo material. Assim, o artigo discute aspectos relacionados à representação de campo e da cidade presentes na obra, marcados como espaços homogêneos e singulares, visando instituir determinados comportamentos sociais nas crianças leitoras.

Palavras-chave: Livro Didático. Leitores. Representação. Campo e Cidade.

Biografia do Autor

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas – UFPel Pelotas/RS – Brasil


Lisiane Sias Manke, Universidade Federal de Pelotas – UFPel Pelotas/RS – Brasil

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

GRIM THIES, V.; SIAS MANKE, L. Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 160 - 181, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018160. Acesso em: 27 jul. 2021.